segunda-feira, 20 de agosto de 2012

COMO FAZER UM BLOG NO WORDPRESS?



Como fazer um blog gratis no Wordpress? 
Existem duas versões do “WordPress“: Wordpress.com e Wordpress.org.
Uma serve como plataforma gratuita de blogging, com hospedagem gratuita(limitada) e sub-dominio gratuito, e a outra versão, é um software feito em código aberto (PHP) e distribuido através duma licença publica GNU, para usar num dominio próprio, com hospedagem paga.


A versão paga é a mais usada pela grande maioria dos probloggers e aquela que possibilita rentabilizar um blog ao máximo. 
A versão gratuita é muito mais limitada e não permite a rentabilização do blog através dos banners publicitários. 
Ao criar um blog wordpress , é lhe atribuido um endereço (URL) com a terminação em “wordpress.com“. Pode usar a plataforma para blogar empresa Automatic, para fazer um blog gratuito, tal como no Blogger. 
Criar um blog wordpress grátis, tem algumas vantagens em relação à plataforma do Google, e algumas desvantagens. Para os que pretendem ganhar dinheiro com blogs gratuitos através da colocação de anuncios publicitários, não é a melhor opção. 
Se o objectivo é ganhar dinheiro com blog, sugerimos que use o Blogger/Blogspot ou a versão paga do WP. Também pode usar os blogs gratuitos do wordpress para linkar com outros blogs seus.


Vantagens dos Blogs Gratuitos Wordpress
Uma das vantagens é a possibilidade de criar páginas e sub-páginas, como por exemplo, uma página de “quem sou”, “contacto”, “politicas”, ou outras. Esse tipo de páginas, têm cada vez mais relevância para os motores de busca, como o Google.

Outra das vantagens é a de ser indexado mais rapidamente que o Blogger. 
Já ouvimos vários relatos de quem  criou dois blogs ao mesmo tempo, e o resultados foi que o blogue feito no WP foi submetido ao Google mais rápido que o blogue feito no Blogger. 

Desvantagens blogs gratis Wordpress
A grande desvantagem é a impossibilidade de usar código JavaScript, o que impossibilita a colocação de banners publicitários de parceiros afiliados como a Netaffiliation ou Adsense, pois os únicos anúncios que podem aparecer pertencem à Automatic e só os pode remover mediante o pagamento duma quantia.

Para criar um blog gratuito no wordpress, basta aceder á página de registo no Wordpress e preencher o formulário de inscrição. O nome de utilizador (username) que escolher será o endereço do seu blog, por isso, tenha cuidado nas palavras que escolhe. Use as palavras chave mais importantes dentro do nicho do blog que vai fazer. Separe-as com um hifen “-”. Pode usar o mesmo endereço de email (gMail) que criou para fazer um blog blogger.

Ex: tuning-carros-pt, ou “tuningcarros”, ou “tuning-carros”

Em seguida, irá receber um email, com um link onde tem de clicar para activar a sua conta WP. Depois de clicar no link que vem no email, já pode aceder ao seu blog, através da página de login do Wordpress.

  1. Registar no Wordpress
  2. Aceder ao GMail para activar conta
  3. Aceder ao Wordpress


Upgrade Wordpress Premium (versão paga):
Através de “módicas” quantias que se situam entre os $20 a $90 por ano, pode aumentar o espaço em disco, por $15/ano pode customizar a folha de estilos (CSS), e por $30/ano pode retirar os anuncios Adsense que aparecem no seu blog (da empresa que gere o programa).

CMS Wordpress com Dominio e Hospedagem Pagos
É preferível optar pela solução CMS (Content Management Sistems), ou Sistema de Gestão de Conteúdos, pois oferece um maior controle e a preços muito idênticos. Pela quantia de $6,95/Mês (5€), pode usar essa versão, fazendo o download do wordpress para o seu computador, em wordpress.org, para depois mais tarde instalar o mesmo num servidor próprio. 

Na sua versão CMS, é o programa de eleição de muitos desenvolvedores/webmasters profissionais que usam o WP para fazer blogs, sites, foruns, sites de anuncios (classificados), portais de emprego, portfolio, intranet, base de dados, etc…




Photobucket

6 comentários:

Evanir disse...


Como estava um pouco afastada estou tentando voltar aos poucos
novamente tentando digerir o desconforto que estou passando no momento.
Eu não posso parar muito menos desistir de lutar como sempre fiz.
E a amizade nos da força sempre para continuar nossa jornada.
Nessa rapida visite convido você a ler minha postagem
também dizer se gostou do novo visual da nossa Viagem.
Linda noite beijos no coração,Evanir.

Marineide Dan Ribeiro disse...

Obrigada Evanir. Já fui lá te visitar. Estimo as suas melhoras!

Bjusssssss

Anônimo disse...

Eu conheço uma pessoa que tem blog no Wordpress. Porém, eu prefiro o Blogspot. Beijos e meu carinho.

Anne Lieri disse...

Marcia,uma dica muito legal!Eu gosto do meu blog mas os feitos no Wordpress dão um visual mais clean que aprecio muito!Bjs e meu carinho,

MARILENE disse...

Tenho observado que alguns estão trocando o blogspot por ele. Eu sou um pouco conservadora (rss), e vou analisando as novidades, antes de migrar. Mas é sempre bom conhecê-las. Bjs.

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Menina ganhei um site no word press de um amigo de minha filha que sumiu, acredita que eu não consegui mexer, e alias achei tão feio, melhor o nosso velho blogspot, neste pelo menos me viro, beijos Luconi