segunda-feira, 30 de julho de 2012

Gente & Mídias Sociais


Você conseguiu manter alguma boa conversa ultimamente? O que você se recorda dela? Com quem você gosta de conversar?

Conversas precisam de pessoas, e o propósito das mídias sociais é fortalecer e possibilitar conversas de modo digital. Blogs, podcasts, video-blogs e todas as redes sociais que usamos têm só um objetico: fornecer uma maneira de nos conectarmos. Com isso em mente, vamos começar a pensar em gente. Vamos pensar nas pessoas a partir da perspectiva delas.



Então vou colocar aqui algumas ideias para você se envolver, respeitar e apreciar as pessoas que vão interagir nas suas mídias sociais:
As pessoas gostam de se envolver

Imagine que existe uma escolha (porque existe): você pode falar para as pessoas ou você pode falar com as pessoas. Assim, presume-se que as outras pessoas terão a oportunidade de dizer alguma coisa em algum momento.

Um modo de envolver as pessoas é fazer uma pergunta. Outra maneira é estimular as pessoas a participar de atividades. Não permita que elas sejam a audiência. A audiência é passiva. Pense em maneiras de fazer com que as pessoas participem da história. Você pode bolar um modo de elas contribuírem? Existem maneiras de estimular atividades complementares no mundo delas?
As pessoas são ocupadas

Respeite o tempo das pessoas quando criar sua mídia. Katrina, minha mulher, sempre diz que “editar é ser educado”. Ela quer dizer que, respeitando o tempo dos outros, você ganha a admiração deles.

Um modo de fazer isso é começar bem. Diga a melhor coisa logo de cara em seu post. Dê às pessoas um resumo de para onde você vai o mais cedo possível. Muitos grandes realizadores de mídia fazem roteiros de suas produções, delineiam o que vão postar nos blogs ou, então, usam sistemas que mantêm o controle.
As pessoas gostam de ser apreciadas

Você não está fazendo isso para si mesmo (a menos que esteja!). A ideia é que você esteja tentando construir um relacionamento com um público, de uma maneira mais humana, mais integrada. Se você é um indivíduo, está construindo sua reputação, compartilhando informações com quem tem ideias semelhantes às suas. Em todos os casos, é uma via de mão dupla, e as pessoas do outro lado querem saber se você respeita isso.

Visite os sites de outras pessoas de vez em quando. Deixe comentários. Indique um ou outro post ou podcast para as pessoas que gastam o tempo delas com você. Ofereça mais do que o rolar de um blog. Ofereça consciência. Construa tráfego. Pense em maneiras de dar às pessoas algo mais em troca da atenção que elas dão a você. Faça com que elas sejam tão importantes quanto seu relacionamento com elas.
Faça das pessoas os especialistas

Procure maneiras de aproveitar as competências de sua audiência. Peça que eles falem sobre diversos assuntos. Descubra o que eles sabem. (Você já sabe o que você sabe).

É por isso que termino todos os posts com uma pergunta. É uma maneira de propiciar a interação, mas também de ficar sabendo mais sobre as pessoas que me acompanham. Aprendi há bastante tempo que as pessoas que passam tempo comigo sabem mais juntas do que eu individualmente. Posso começar um papo maravilhoso, mas elas, em conjunto, sempre têm melhores ideias. Então, procure por elas. Busque informação. Aprenda com elas.

Além disso, as pessoas adoram dar sua opinião. É uma ótima maneira de dar a elas a oportunidade de fazê-lo.

Você já experimentou fazer isso? Qual foi o resultado?


Adaptado de Chris Brogan
Fonte:  http://sepaldigital.com.br/


Photobucket

18 comentários:

Anne Lieri disse...

Um blog muito legal,pensando nos leitores!Parabéns!bjs,

Liz - Como as Cerejas da Minha Janela... disse...

Oi, Marcia! adorei o site, muito bom!! vai ajudar muita gente. A princípio, eu pensei que voces iriam criar algo somente voltado para a divulgação de blogs, mas a idéia de voces foi muito além. Parabéns!

Eu só queria uma coisa: que voces fizessem um post indicando qual desses serviços podem ser utilizados para divulgar os blogs, mais especificamente. Tem alguns que são para outros serviços, pelo que eu li e entendi.

Eu gostaria de usar os serviços de voces para a divulgação do meu bog, por isso, te peço este post especial. Como comentei com voce, eu também estou montando uma página para ajudar as pessoas a divulgarem seus blogs, mas vai ser dicas que vou dar em um post, só isso. Não serei eu a fazer isto por eles, mesmo porque acho bastante trabalhoso. Por isso acho fantástica essa idéia de voces em ter alguém para fazer isso por nós.
É claro que vou divulgar! quando fizer o post especial para blogs me avise que coloco no meu blog um link direto pra cá, tá?

Beijos e desejo muito sucesso para voces e contem comigo para a divulgação!!!

Liz - Como as Cerejas da Minha Janela... disse...

Hahha!! vi o Zixplus me seguindo, muito legal!! obrigada, linda!! eu adorei qdo vi!!

bjcas!

Valéria disse...

Oi Marineide!
Muito bom este seu blog!
Penso muito nisso tudo inclusive porque como cairam minhas visitas ao blog eu me pergunto no que mudei, o que fiz para a coisa desandar.rsss
Pensar no outro que vai ler e respeitá-lo é muito importante.
Beijinhos e sucesso no novo projeto!

chica disse...

Lindo e interessante trabalho e blog. beijos,chica

Smareis disse...

Que legal Márcia,
Um trabalho que vai poder ajudar muitas pessoas sem experiência, ou que precisa de algum tipo de ajuda ou informações.

Gostei imenso!
Vou estar sempre por aqui pra ver as novidades.

Beijos!

Marineide Dan Ribeiro disse...

Obrigada meninas, sabia que poderia contar com vocês.
Fico feliz que gostaram e aceito sugestões! Bjusssssss

MARILENE disse...

Obrigada por me apresentar a esse espaço. O objetivo do blog é louvável e desejo-lhe muito sucesso. Bjs.

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Márcia
Que maravilha a gente poder contar com a ajuda de quem sabe mais nesse aspecto!!!
Obrigada por avisar-me, viu????
Muito sucesso!!!!
Seja abençoada e feliz!!!
Bjs de paz
P.S. Aproveito para convidá-la para a festa de 3 anos do meu blog... a Série Comemorativa vai se iniciar amanhã, dia 1... aparece por lá e nos prestigie, tá???

Zixplus disse...

Obaaaaaaaa estarei lá querida.
Obrigada pela visita.

Marcia M disse...

Que lindo tudo aqui minha amiga,obrigada pelo convite !
beijos!

Marineide Dan Ribeiro disse...

Obrigada você Marcinha pela força!
Bjusssss

LUCONI MARCIA MARIA disse...

Muito bom gostei muito disto, tenho mesma dúvida que a Liz, gostaria que fizessem a postagem que ela sugeriu, mais uma vez parabéns e obrigada por me convidar a vir aqui, beijos Luconi

Vera Lúcia disse...

Olá Márcia,

Excelente!
Precisamos mesmo de um ponto de referência para quando precisarmos
de apoio.
Obrigada por avisar-me.
Desejo-lhes muito sucesso.

Beijão.

Élys disse...

Um blog que certamente ajudará a muita gente,
Parabéns.
Beijos,

Unknown disse...

Olá Marcia

Gostei!
Idéias, maneiras, formas
coisas que nos proporciona mudanças,
sempre a dar um jeito de renovar o velho, a maquiagem perfeita de fazer a beleza.
Interessante e gostei.
Tenho ideias, mas não sou muito
entendida do assunto, mas logo
que o brilho espoletar,
corro aqui e te participo
e ahaverás de me ajudar...

Obrigado pelo carinho
do lado de lá, no meu condidinho

Bjinhus

Livinha

Estela disse...

Oieeee Má
muito bacanaaaa....vc sempre à frente. Parabéns querida amiga, fico muito feliz por vc....Muito mas muito sucesso mesmo neste novo empreendimento....bjusss

Rose disse...

Esse texto é muito importante para entendermos como funciona nossa interação com as pessoas. Meu primeiro blog não me anima muito justamente porque as pessoas não interagem, só não desisto porque muita gente lê e penso que mais alguém também pode desanimar se eu desistir.
O nosso das Poderosas é gratificante porque estamos numa excelente sintonia com o grupo e com os leitores. E você faz um excelente trabalho técnico, estético, de divulgação e de relações interpessoais.
O http://contaquii.blogspot.com.br/ também é uma delícia, tenho uma parceira sensível e os amigos estão mais próximos. Isso faz a diferença.