quarta-feira, 18 de julho de 2012

O FACEBOOK E SUA EMPRESA



O maior website de relacionamentos do mundo foi lançado em fevereiro de 2004 por um grupo de jovens universitários da Havard. A plataforma, inicialmente, era apenas disponível aos estudantes da própria Universidade. Assim que começou a funcionar, o chamado The Facebook, teve 22 mil acessos em apenas 2 horas. Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes são os fundadores desta rede que mais cresce no mundo nos últimos anos.


A história do Facebook se popularizou no filme "A Rede Social" (The Social Network). A idéia dos jovens era criar um website de relacionamento onde a experiência social dos colegas universitários acontecesse online. Compartilhar fotos, dizer o que achou da última festa, convidar alguém para sair, ter um espaço virtual para interagir com os amigos, conhecer novas pessoas. Este era basicamente o Facebook. Na página oficial, a rede é apresentada como um espaço que "ajuda as pessoas a se comunicarem com mais eficiência aos seus amigos, familiares e colegas de trabalho." 

O acesso ao Facebook aos poucos foi crescendo entre as universidades americanas. Os jovens ligados as Universidades eram convidados a ingressar. Em poucos meses, o website era o mais acessado entre várias Instituições. Em menos de um ano já tinha 1 milhão de usuários ativos. Em pouco mais de um ano, já era acessado por estudantes de mais de 800 Universidades. Em 2005, o acesso foi expandido a escolas internacionais. E no início de 2006, algumas empresas e estudantes de ensino médio também começaram a ser aceitos. Em setembro deste mesmo ano, o Facebook foi aberto para quem quisesse se registrar.

O Brasil lidera a lista dos países que mais crescem no Facebook. São mais de 19 milhões de usuários que interagem com empresas, amigos e familiares.



Rapidamente o Facebook virou febre entre os jovens de todo o mundo. Passou a receber investimentos bilionários, seu layout foi repaginado e novos aplicativos foram sendo incorporados à rede. Tornou-se uma grande empresa, atualmente sediada em Palo Alto, na Califórnia. Aos poucos, a página de relacionamentos tornou-se uma vitrine mundial, e a rede de amigos, um espaço que despertou o interesse de anunciantes. Aos 23 anos, Mark Zuckerberg, o criador de todo o sistema do Facebook tornou-se o bilionário mais jovem do mundo. 

Os executivos do Facebook continuam empenhados em lançar novidades e manter o crescimento mundial desta rede. Em abril de 2010, foi criado o botão "curtir" (Like), mais uma ferramenta de interatividade do Facebook. "Gostou do que eu postei, desta foto, vídeo ou link, aperte o botão 'curtir'". 

O Facebook passou a interligar milhões de páginas da Internet. Mais de 10 mil sites adicionam o botão "curtir" por dia.

O Facebook não para de crescer. Atualmente são mais de 750 milhões de usuários ativos, pessoas que gastam 700 bilhões de minutos por mês somente nesta página. Seu crescimento médio mensal é de 10%. A página tornou-se o maior acervo digital de fotos dos Estados Unidos, com milhões de aplicativos criados por dia. A rede é também uma das mais acessadas por dispositivos móveis. Mais de 250 milhões de usuários acessam o Facebook regularmente de celulares, smartphones e tablets. 

O Facebook hoje está entre os 10 sites mais acessados do mundo, no ranking Alexa Internet Inc., serviço de internet que mede quantos usuários visitam um site. A plataforma também aparece como o 1º colocado entre os sites mais acessados do mundo buscados pelo Google, na lista da Ad Planner Top 1000 Site. 

Como é apresentado em seu site oficial, o Facebook hoje "é um pedaço da vida de milhões de pessoas que vivem em todas as partes do mundo."






0 comentários: